terça-feira, 27 de abril de 2010

problemasolução

Eu queria um dia poder ajudar todas as pessoas que tem problemas. Na verdade, eu queria poder dizer a cada uma que o maior problema delas é, na verdade, o egoísmo! Queria poder fazer todas essas pessoas perceberem quantos problemas existem no mundo bem maiores que os delas. E se cada uma pudesse se preocupar um pouquinho mais com o problema do outro, ao invés de focar todos os seus pensamentos e lágrimas nos seus próprios "problemas", elas seriam mais felizes. Ou melhor, todos nós seríamos mais felizes! Sempre haveria alguém preocupado com o seu problema e você sempre estaria preocupado com o problema de outro. Poderíamos até classificar isso como uma espécie de mutualismo. Se eu não me concentro no meu problema, eu não sofro por ele. Se eu me concentro no problema de alguém,  ajudo-a a resolve-lo. Claro que não é tudo simples e fácil quanto na teoria.. Digo, por experiência própria, que os problemas estão diretamente ligados ao tempo, sempre. Funciona de uma maneira quase que contraditória, mas funciona! Quanto mais tempo eu anulo o meu "problema pessoal", mais ele cresce por dentro de mim. Mas ele vai crescendo de uma forma sutil; é quase imperceptível. "Quase" porque, se eu não estou pensando nele, eu não estou preocupada com ele e com os danos que ele me causa. Daí chega uma hora que ele não tem mais como crescer. Não existe mais espaço. Sim, ele tomou conta de mim - por inteiro. Não tenha dúvidas, isso pesa! E quando esse dia chegar não tem para onde fugir.. Com ele tão grande e pesado aqui dentro, não existe uma maneira sequer de focar em outra coisa. Parece assustador, mas não é tanto assim. Nesse dia só há uma saída: colocá-lo para fora. Externar até a última gota desse problema. Cuspí-lo. Chorá-lo inteiramente, lágrima por lágrima. Esse é o dia de usar todo o egoísmo que eu conseguir. Todo o egoísmo que é meu por direito. Aquele economizado, guardado. Acumulado vagarosamente, dia por dia sem tê-lo usado. Me permito; acovardo. Desabo! Agora é a minha vez. Minha e só minha. Hoje não existe nenhum problema no mundo mais importante que o meu. Nada no mundo merece atenção além do meu, e tão meu, problema! Não perco tempo com mais nada, pois tudo que eu tenho é 'hoje'. Um dia, vinte e quatro horas de puro egoísmo e sofrimento. E nos últimos minutos do dia eu tenho que estar pronta. É necessário maturidade suficiente para enxugar as lágrimas e aceitar que o tempo acabou.. Em segundos o meu problema não existe mais. Quando acabar meu tempo é preciso estar forte; mais forte que nunca! Renovada, de pé, revigorada. A minha maior característica no dia seguinte será felicidade. Alegria porque o meu problema não é tão importante quanto o daquele ao meu lado. Na verdade, eu nem ao menos devo lembrar que tenho algum problema, até porque, de alguma maneira, eu não o tenho mais. Ele está em mim, mas eu não estou nele; não mais! Aqui se fecha o ciclo. O próximo passo está no começo do texto; na parte que fala que sempre existem problemas maiores que o meu. Na parte em que eu não me foco mais no meu problema. E sim, quando eu falo em ciclo quero dizer que aquele ‘dia’ vai chegar outra vez! Mas aqui vem a boa notícia: a relação entre o problema e o tempo também está ligada de forma inversa. Quero dizer que quanto mais o tempo passa menos danos aquele problema consegue causar. Ou seja, aos poucos o 'tal dia' vai chegar cada vez menos sofrido, menos carregado de dor. E você vai perceber que nem será mais necessário um dia todo. Daqui a pouco esse dia terá se transformado em algumas horas, e de horas se transformará em algumas lágrimas.. Até que vai chegar o dia que esse problema não faz mais parte da sua vida; não daqui pra frente. Ele simplesmente vai se transformar em algo como uma boa lição de vida. Sim, ficará sempre marcado no passado.. E isso é ótimo! Acredite, agora aquilo que um dia foi problema será uma solução. Será uma ajuda eterna; uma ajuda pra você nunca mais cometer os mesmos erros e assim não chorar duas vezes pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário: